domingo, 7 de outubro de 2012

Como se portar em uma entrevista de emprego?/Masculino



Parte 1 - Controle da ansiedade. Para muitos jovens, uma entrevista de emprego é algo que gera muita ansiedade e insegurança. Se for sua primeira entrevista então, aí os agravantes são ainda maiores e muitas dúvidas sobre como se portar e qual deve ser a apresentação perfeita.

Bem, inicialmente é importante ter em mente que, caso tenha sido chamado para uma entrevista, é sinal que seu currículo despertou a atenção do recrutador(a) por algum motivo. Além disso, compreenda de forma racional que uma entrevista nada mais é do que a troca de informações sobre suas habilidades e necessidades de mão de obra de uma empresa e oportunidade de conhecer outras pessoas. Justamente esse exercício deve ser feito para minimizar um problema comum, que é a sublimação emocional do evento, ou seja, nosso lado emocional se altera e o nervosismo torna-se frequente devido ao excesso de expectativa e ansiedade sobre o fato.

A ansiedade em níveis aceitáveis é um sintoma benéfico, pois produz o estado de “atenção” e resposta rápida, entretanto, o excesso da mesma proporciona descontrole e sensações de desconforto tais como: suor frio, tremedeira, coração disparado, gagueira e “frio no estômago”. Um outro exercício para controle da ansiedade é o “sopro da bexiga”. Imagine-se enchendo uma bexiga de ar. Inspire e encha os pulmões e solte o ar vagarosamente, repetindo o inspire-expire algumas vezes.

No próximo post, abordarei sobre as roupas adequadas para ir à uma entrevista de emprego.




Parte 2 – Que roupa usar? Durante a entrevista, outro aspecto importante está relacionado a sua imagem pessoal.A forma como você se apresenta, envolvendo postura e adequação da indumentária(vestimentas), comunica personalidade e principia a imagem percebida que o entrevistador elaborará mentalmente. Note que, a imagem deve ser natural, ou seja, nada fútil ou teatral demais, pois se assim for, rapidamente será percebida. Entrevistadores são profissionais preparados para avaliar detalhes e perfil completo dos entrevistados e, portanto, sua imagem deve estar alinhavada com seu discurso, ou seja, tem que ter conteúdo.



Se você tem dúvida sobre qual roupa usar, saiba que a maioria dos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho também possuem, pelo menos uma vez, a mesma indagação. Bem, a primeira dica está relacionada ao bom senso ao se vestir, ou seja, nada que “chame a atenção” em demasia e, além disso, não custa analisar o estilo e comportamento organizacional da empresa objetivada para uma correta adequação.

Para as mulheres:

evite maquiagem carregada;
nada de perfumes fortes e adocicados, prefira aromas suaves;
decotes profundos não combinam com ambiente de trabalho;
saias curtas são uma imprudência; mostrar os ombros, idem;
shorts, mesmo que esteja na moda, não caem bem em uma entrevista;
tailleurs são sempre bem vindos;
se o perfil da empresa é mais sóbrio, prefira tons pasteis ou o tradicional branco e preto;
sapatos fechados, de preferência. Se utilizar algo aberto, pés bem cuidados, please;
brincos, colares e pulseiras discretas;
celulares, desligados e guardadinhos;

Para os homens:
dê preferência aos sapatos a tênis;
nada de calças rasgadas ou da moda (exemplo: saruel);
gravatas somente com camisas de manga longa;
nunca coloque gravata por dentro da calça. A ponta da mesma deve estar próxima a altura do cinto;
faça a barba;
se o ambiente da empresa é formal (mercado financeiro, cargos executivos, advocacia, etc), vá de paletó. Preto e azul marinho são sempre confiáveis;
calça social e camisa lisa combinam mto bem; listras finas também são bem vindas;
Imagem: Adaptado de http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/bem-vestido-entrevista-497453.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Perguntem é lembre-se de deixar seu email para que possamos enviar as respostas. Grato